segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A escola como aparelho ideológico do Estado


No início da década de setenta, o filósofo francês Louis Althusser afirmou que a escola é um aparelho ideológico do Estado, causando com isso um verdadeiro furor entre os intelectuais da época. Alguns professores acordaram para a questão de serem peças num tabuleiro de jogo ideológico.

Os problemas educacionais estão no conceito de que a escola reproduz desigualdade social, na medida em que contribui para a reprodução da ideologia das classes dominantes e mesmo para a reprodução das próprias classes sociais.

A dominação de classe se dá em primeiro momento no econômico, é a luta histórica, que expressa na política, na luta ideológica e na hegemonia. O Estado usa os aparelhos ideológicos e reprodutores de ideologia, para manter a dominação sobre a classe menos favorecida. São concepções de mundo e crenças sedimentadas historicamente.

Para Althusser os aparelhos repressivos e ideológicos do Estado não se confundem,pois o repressivo, funciona através do emprego da força(violência), enquanto a ideologia é utilizada para os demais, como por exemplo: família, escola, igreja, judiciário,partidos políticos, sindicatos e outros. Faz uma distinção entre o poder do Estado e o aparelho do Estado, sendo o último o corpo das instituições que constituem o aparelho repressivo do Estado e o corpo de instituições que representam o corpo dos aparelhos ideológicos do Estado.

O papel do aparelho repressivo do Estado consiste em garantir pela força (física ou não) as condições políticas das reproduções das relações de produção, que são em última instância relações de explorações. O aparelho de Estado contribui para sua própria reprodução e também assegura pala repressão as condições políticas do exercício dos aparelhos ideológicos do Estado. A ideologia é uma “representação” da relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência. Por isso, comumente se diz que a ideologia religiosa, moral, jurídica, política, etc. são “concepções de mundo”, ideologia = ilusão/alusão. Para o autor, a ideologia interpela os indivíduos enquanto sujeitos: só há ideologias pelos sujeitos e para os sujeitos, ela existe para sujeitos concretos.
Fonte: wikipedia.

Sugestão de leitura do livro As Belas Mentiras de
aria de Lourdes Chagas Deiró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário